terça-feira, 3 de maio de 2011

Protesto de artistas chama atenção do plenário da Câmara

fonte:http://www.diariodemarilia.com.br

Performance em prol da lei de incentivo à cultura precisou ser readequada


Performance de ator clama pela lei de incentivo à cultura em Marília - Foto: Paulo Cansini


Enrolado com uma fita utilizada para sinalizar interdição, o ator Daniel Tiepo, 28, provocou reação no plenário da Câmara de Marília, ontem durante a sessão ordinária.
Tiepo e um grupo de 25 artistas locais compareceram ao Poder Legislativo para acompanhar a votação de moção de apoio à campanha em prol da lei de incentivo à cultura. A moção de apoio, de autoria de Sydney Gobetti (PC do B), foi aprovada de forma unânime. Mas a lei de incentivo à cultura ainda não foi encaminhada à Câmara.
Ao se posicionar em pé na galeria superior e próximo ao parapeito, vereadores apontaram o risco de queda e reforçaram a necessidade de preservação da integridade do espaço interno da Câmara.
Os vereadores Mário Coraíni Júnior (PTB), Eduardo Nascimento (PDT) e Marcos Custódio (PSC) observaram o risco de queda e solicitaram que o ator mantivesse seu ato, mas de forma mais segura. Tiepo, então, enrolou a fita em suas mãos e sentou-se.
A lei de incentivo à cultura permitirá que, através de isenção tributária, empresas direcionem recursos para a arte em geral.

Comentário:

Daniel Tiepo | 03/05/2011 09:09:34
EM BUSCA DO CORPO IMPOSSÍVEL foi o titulo dado pelo artista daniel TIEPO, para uma ação performativa, desenvolvido por Marcio Shimabukuro e realizado por diversos artistas ao redor do mundo. Consiste na reflexão acerca da impossibilidade de ser, na interdição do ser, na proibição do artista de simplesmente ser! - estamos falando justamente da censura e da falta de incentivos à produção artistica. Os elementos fundamentais para essa ação são o terno (como signo do poder) e a fita zebrada (como signo da interdição). Para que o trabalho possa ser admirado pelo transeunte, o artista deve se enrolar com a fita, com ajuda de terceiros (inter-atores), e após, permanecer calado, imóvel! Marília-SP ainda é uma cidadezinha do interior e temos mto que avançar para que seja um polo de produção e difusão da grande arte. Como artista que já levou o nome da cidade para o exterior e diversas localidades do Brasil, fica a impressão de que as coisas precisam amadurecer ainda mais! Entretanto foi uma vitória a aprovação, por unanimidade! Parabéns a todos os envolvidos nessa luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário