quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ideologização e Cinema Ripícola marcam Mostra Universitária de Cinema.*



Mostra Universitária de Cinema da UNESP (MUCU) - Primavera de 2011.
De 03 a 04 de Outubro.
Link Programação: mostrauniversitariadecinemaffc.blogspot.com/
Melhor Filme Júri Popular: T grande (Karina Constâncio) – Marília 2011
Melhor Filme Comissão Julgadora: Getúlina meu amor  
Mais Premiado: Terceira Pessoal
Premiados: A pseudoconcretude da vida cotidiana; Baile de Mascarás;
Surpresas: Releitura (nenhuma premiação);
Troféu Ripícola: Apenas um olhar e Céu de Outono.



Se algo de eloqüente aconteceu neste último dia da mostra universitária de cinema foi ter assistido finalmente o tão ouvido curta “Terceira pessoa” do meu amigo Daniel Tiepo, com direção e atuação de Marcio Shimabukuro. Quanto ao “Céu de outono” com direção do meu bróder Rafael Botaro, fica a sensação de ter visto Goethe se suicidando, interessante que Daniel Tiepo esteve atuando em ambos os filmes! 

As premi (a) - ações:

Do Jure Popular esperava “Getúlina meu amor”, o mais aplaudido, mas não o mais gritado ficando por conta de “T grande” o vencedor um filme que na UNESP-Marília foi como luva já que trata sobre um tema muito recorrente aqui (além de ter sido estrelado pelas estudantes daqui). O Super-Curta relâmpago em 3 minutos e com um texto 100% poético deixaram para que o tema fosse descoberto apenas no discurso de premiação.  A idéia foi clichê poema e vídeo já saturam a bilheteria e para encerrar, o tema forçado de mais, falar de homo afetividade, caçamba, isso cheira “lebismo”, com todo respeito ao “lebismo” e a todos os “ismos”. Em suma uma ideologização.  

“Baile das mascara” abriu a noite competitiva de luxo com seu Stop Motion e com a melhor atriz desse crepúsculo.  Minha pontuação foi 3 e se tivesse 10 eu daria, foi como beijar a primeira vez, e segundo o enredo desenvolvido sobre um roteiro que literalmente foi um baile de mascaras. O segundo melhor filme da noite.

“Apenas um olhar” ganhou no critério comentário pós-filme, quando se ameaçou em passar pela segunda vez o público logo se manifestou e disse: nnãããooo...

“Getúlina meu amor” não era só um simples filme sobre reforma agrário, cenas de TV polêmicas mostram a ocupação e a desocupação de mais uma fazenda ocupada pelos sem terras, terrível foi os policiais todos bem armados com tudo que a policia tinha direito para ter o poder pleno e para reapropriar o que antes dos sem terras estava abandonado, me sensibilizei, porém não daria o melhor filme, basta à ideologização “homoafetivista” e agora um tema social extrema-mente tendencioso só faltou um sem-terra virar super-herói e matar todos os policiais, que real-mente, mereciam umas enxadadas. Fiquei esperando mais ação e mesmo discurso. Engraçado que a Prof. Miriam que recebeu o prêmio ficou surpresa porque o filme foi produzido em 1994 e afirmou que talvez nem na competitiva deveria participar, sugeriu entrar em outra sessão da mostra.

O Troféu Ripícola (Criado por mim) ficaria com a “A Pseudoconcretude da vida cotidiana”, que (não se sabe como) conseguiu sim conseguiu ser premiada com a melhor concepção sonora, isso porque uma das cenas ficava 3 a 4 minutos ouvindo o barulho do chuveiro mais o chiado da TV misturada com uma voz de uma beata falando da paz e deus num canal evangélico. Isso não é tão surpreso porque esse foi um filme ala - UNESP Marília, mas não é por isso o ripícola.

Ripícola é um sinônimo de marginal, e o cinema marginal deixou muito legado principalmente para os cines clubistas e (pseudo-) acadêmicos que tem o ideal de inaugurar uma nova corrente estética, mas lembrando que justamente o cinema marginal foi um contraponto ao cinema novo e ao CPC da UNE dos anos 60. Ripícola é o conceito de pré-projeto-marginal, aquilo que quer ser, mas não consegue ser, como dizia Augusto dos Anjos: “A transcendência que não se realiza/ Da luz que não chegou a ser lampejo”. E é sobre esse conceito que prêmio “Apenas um olhar” (e apenas um mesmo) com o troféu Ripícola.

Também Ripícola, foi não saber se lamentava ou ria quando a minha ansiedade de assistir “Céu de outono” se transformou em piada. Disse a mim mesmo e a mais um colega ao lado: céu de outono ganharia o único troféu (que era uma câmera arcaica) que vibra, pelo tanto que o Rafael Botaro tremeu a câmera na gravação do curta, parecia estar muito emocionado porque depois do “comportamento geral” (“cinensaio” produzido em 2008 com a minha ínfima contribuição) Rafael conseguia enfim terminar de editar seu filme que ficou de banho Maria por mais de um ano. Devo ressaltar que há pouca diferença estética real em ambos cinensaio.

Alguns efeitos de câmera (como o zoom no quadro já visto no primero cinensaio) principalmente a tremedeira que pode até se tornar uma marca de Botaro e seus futuros filmes (que ele use essa minha crítica como marketing - disponha Botaro). Os cortes do filme são ruins e a edição-montagem amadora de mais, pouco conteúdo num filme que se introduz com uma epígrafe de Goethe e tenta remeter a um dos seus maiores romances que trata sobre o suicídio, porém Botaro produziu mais um clichê mais um filme batido sobre suicídio que para finalizar sua obra filmou um túmulo no cemitério: - que coisa mais obvia e sem criatividade alguma. Fico com a sensação que tenha sido apenas uma brisa, devido a sua leitura do Os Sofrimentos do Jovem Werther (Goethe) e do seu êxtase em cinema e na produção dele.  Desculpe amigo, mas efêmero e ínfimo demais a idéia, melhor teria sido sincera-mente telo guardado e, por favor, não insista em tentar mexer, tem coisas na vida que são como merda quanto mais mexe mais fede.

Falando em coisas vai um poema de augusto dos anjos já referido aqui para consolo, para você, jovem diretor, e a Goethe que foi tão maltratado, e que poderia ser ele ali se suicidando. Hoje Goethe morreu pela segunda vez. 

O lamento das coisas.

Triste, a escutar, pancada por pancada,
A sucessividade dos segundos,
Ouço, em sons subterrâneos, do Orbe oriundo,
O choro da Energia abandonada!

É a dor da Força desaproveitada
— O cantochão dos dínamos profundos,
Que, podendo mover milhões de mundos,
jazem ainda na estática do Nada!

É o soluço da forma ainda imprecisa...
Da transcendência que se não realiza...
Da luz que não chegou a ser lampejo...

E é em suma, o subconsciente ai formidando
Da Natureza que parou, chorando,
No rudimentarismo do Desejo!

Augusto dos Anjos


Que Terceira pessoa?

Essa foi à pergunta que o público demorou a responder, porém quando responde é o estopim para diversos re-significados que “Terceira Pessoa” possibilita. O único filme a ganhar dois troféus em uma única categoria o de melhor autor, como é possível? Assistam “Terceira Pessoa”: http: //vimeo.com/4190934 Terceira pessoa é a platéia que vê e revê as mesmas ações com pequenos detalhes alterados de dois homens que fazem café e põem a berinjela no fogo, que fuma cigarro e só usa terno. 

Nós é igual a Eu + Você? Qual é o resultado de uma troca rotineira de papeis? A mistura heterogênea cria um terceiro personagem. Tiepo e Shimabukuro ganharam o troféu de melhor ator? A resposta é Não. Mas foi Tiepo+Shimabukuro um ser não-existente, o primeiro personagem premiado do cinema, não existe ator que possa representar este humano demasiado humano, e por isso e por outras razões que este troféu deve ser eternizado memoricamente pelo Instituto CAIS que realizou um excelente trabalhou nesta primeira “amostra”.

Minha sentença final é que a escolha do melhor filme foi errônea, “Terceira Pessoal” o melhor filme da noite, “Getúlina meu amor” filme engajado, mas de tema já batido e arcaico não poderia levar essa, Terceira Pessoa é de 2009 e Getúlina é de 1994, um contraste grotesco de épocas. Engraçado que foi unanimidade dos jurados: Andréa Tonacci, Célio Tolentino, Cristina Amaral e Rodrigo Grota. Essa mostra demonstra o quanto é relativa a opinião do jurados.

Estranho disso tudo é o filme “Releitura” não ter recebido nenhum prêmio, curta tão bem produzido com excelente maquiagem, direção de arte, fotografia e figurino, um bom elenco que assegurou a tensão do roteiro que misturava cenas de droga, estupro e canibalismo, uma sensação de aflição contagiava alguns espectadores; Além do lado engajado de introduzir o cinema dentro da favela da vila barros a mais antiga e maior de Marília. Somente o roteiro uma parodia de chapeuzinho vermelho que já não pega ninguém de surpresa.

Afinal cinema é arte e toda arte sempre guarda a sua vaidade e são nesses casos que as noites de premiações são tão gloriosas para uns e termômetro para outros, que diga o Oscar.

Anedota


Daniel Tiepo, ator do filme “Terceira Pessoa”, se estivesse na mostra veria seu filme ser o mais premiado da noite com Quatro Troféus, porém o mais interessante foi quando antes dos resultados ele aparece no curta “Céu de outono” mesmo com todo seu esforço cênico ficou muito difícil digerir o curta, um dos piores desta amostra que pude acompanhar. Bem, sorte de Tiepo que o curto não participou da competitiva e que o outono já passou...

“Alfaiates de Marília” ganhou o prêmio de honra ao mérito, por eternizar uma profissão histórica da cidade, e de apresentar para os recém marilienses e universitários que Marília tem muita coisa interessante para se conhecer para além dos muros dessa universidade (UNESP).  Só faltou enxugar o documentário que ficou maçante com depoimentos deveras longo e com uma montagem-edição que favorecia muitas vezes sair da sala e fumar um cigarro.

Em Suma


Devemos aplaudir de pé o trabalho do Instituto Cais que trouxe para nós a oportunidade de ver um pouco da produção mariliense de cinema, de trazer Andréa Tonacci para um bate-papo sobe o seu filme “Serra da Desordem” que na minha humilde opinião é um filme que fora da universidade é apenas mais um filme, mas sua critica a antropologia e suas referencias ao cinema marginal responde ao que muito se ouviu falar deste filme nos bastidores.

Salvem o Índio!   



* Leandro Custódio

Graduando do 4o ano de Pedagogia Unesp-Marília
Escritor e Poeta : leandrocustodiopoeta.blogspot.com                

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