quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bagunçando o Coreto*

 Bagunçando o Coreto*

*Ato público lembra um mês da demolição do Coreto


No final de abril os prefeitos de Marília, o cadeira, Mario Bulgarelli, e o de fato “nelsinho”, mandaram derrubar o coreto da Praça Athos Fragata demonstrando total falta de respeito para com a memória arquitetônica do município. Cercado por outros “alguéns” desprovidos de cérebros destruíram mais um dos poucos patrimônios históricos da cidade que, apesar de jovem, sofre com este Alzheimer social imposto por alguns políticos que infelizmente passaram e passam por ela.  
Por isso, nesta sexta-feira, dia 3 de junho, às 12 horas, o Fórum Social de Marília (FSM), promoverá um ato público na Praça onde há  anos vivia o coreto. A recém nascida entidade vai protestar contra a morte de mais um espaço histórico. Os coretos que guardavam a história de muitos na cidade, foram sendo destruídos gradativamente e hoje só resta um no município, localizado na Praça São Miguel. Se a população se calar, este também logo, logo deverá deixar de existir da noite para o dia, assim como o coreto da Fragata deixou.
A desculpa deslavada dos “prefeitos”  para a demolição do coreto, foi que o local era ocupado por  gente que não serve para nada e que emporcalhava tudo por lá. Segundo eles, a população vizinha da Praça, reclamava da sujeira que drogaditos e desocupados faziam na praça. A ação dos dois seres que tentam ser pensantes acaba denunciando a inexistência de um programa assistencial aos andarilhos e aos drogaditos que perambulam pela cidade, especialmente à noite. Não há uma preocupação efetiva com a transformação social de pessoas. Também não há nenhuma preocupação com a ocupação efetiva dos espaços ociosos, seja por ações de segurança ou culturais. Logo, num raciocínio de ostra, se não buscamos solução para estas pessoas e para estes espaços, o jeito é derrubar os espaços onde estas pessoas buscam abrigo.
Pedir aos dois prefeitos que tentassem se lembrar da existência da Secretaria Municipal de Assistência Social de Marília, para assistir as pessoas que se abrigavam por lá, seria pedir demais. Afinal, o ato de lembrar só é exercido por quem tem cérebro e o cérebro desta gente só parece existir diante da palavra dinheiro. No momento, por exemplo, o prefeito de fato, vem sendo investigado por suspeita de ter metido a mão em dinheiro sujo oriundo de licitações direcionadas a uma empresa que lhe pagava propina. Morrendo de medo, ele tenta desesperadamente atrapalhar a CPI da Merenda que visa detalhar o caso que também envolve o ex-prefeito da cidade e atual deputado federal, o maior ficha suja do Congresso Nacional. A CPI também vendo sendo atrapalhada por alguns vereadores que apóiam a administração e seus atos sujos.
Se os prefeitos de fato e o de cadeira, resolverem derrubar todos os espaços arquitetônicos da cidade  que só vem abrigando gente que não serve para nada, começarão pelo segundo andar da prefeitura e caminharão a alguns gabinetes de vereadores da Câmara Municipal de Marília. Convenhamos, muitos deles que se abrigam por lá, apesar de serem pagos com dinheiro do povo, só atrapalham a vida do povo que dizem governar. Do contrário, já teriam aprovado a CPI da merenda e até derrubado os prefeitos de cadeira e de fato, promovendo a tão necessária demolição à corrupção que tanto maltrata esta cidade.
Por isso hoje, venha bagunçar o coreto no ato público do FSM!

Márcia de Oliveira
jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário